, , ,

A importância do silêncio para nossa saúde

Em uma rotina corrida como a que vivemos, principalmente se tratando de grandes cidades, os ruídos são inevitáveis. Estamos habituados a viver com sons constantes de buzinas, veículos acelerando, pessoas conversando, despertadores, música, entre outros.

Porém, o que nos parece tão comum pode acabar com a nossa saúde aos poucos. Isso porque os ruídos mais altos são interpretados pelo nosso cérebro como situações de perigo. Além disso, ao estar diante desse tipo de situação, nosso sistema nervoso central faz com que três hormônios relativamente perigosos sejam liberados, como a adrenalina, noradrenalina e cortisol. Eles causam elevação da pressão arterial, lábios secos e aceleração dos batimentos cardíacos.

E qual a solução para evitar essa convivência tão direta com o barulho? É simples: Basta reservar um tempo para o seu cérebro relaxar. Ao chegar em casa, fique de 5 a 15 minutos em silêncio, prestando atenção no que acontece ao seu redor. Esqueça por um tempo o celular, televisão e computadores. Deixe que apenas o cantar dos pássaros ou os ruídos das casas vizinhas interfiram nesse momento.

Essa espécie de ritual faz toda a diferença para que nosso cérebro e também nosso corpo como um todo possa relaxar e fazer com que possamos lidar com situações futuras de forma mais calma e tranquila.

Lembre-se de a partir de agora, reservar uns minutos de silêncio para si mesmo e note a diferença que isso irá fazer!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *