, , ,

A música que você está ouvindo pode afetar seu humor

-

-

São vários os fatores que transformam o começo do seu dia com alto-astral: uma boa noite de sono, estar com boa saúde, ter em mente um bom dia de trabalho e etc… mas o que você talvez não saiba é que qualquer coisa que você estiver ouvindo tem a capacidade de afetar completamente o seu humor.

Vamos destacar as faixas musicais que você costuma ouvir, a música pode mudar completamente o seu estado de espírito!

Um recente estudo feito pelo “Centre for Interdisciplinary Music Research” (Centro de Pesquisa Interdisciplinar de Música) das universidades University of Jyväskylä, Aalto University na Finlândia e Aarhus University na Dinamarca, relatou que a saúde mental do paciente está diretamente relacionada ao que foi ouvido no mesmo dia, então a dica é ter mais cuidado ao selecionar sua trilha sonora diária para não afetar o seu humor.

Usando observações comportamentais e informações fornecidas através de mapas da atividade no cérebro, os cientistas descobriram que os receptores neurais trabalham de forma diferente dependendo do que o paciente estava ouvindo, seja uma música melancólica ou um ritmo alegre.

No teste, os pacientes que ouviam música lenta muitas vezes tinham experimentado sentimentos de solidão e depressão, enquanto os pacientes que ouviam músicas com letras otimistas e agitadas conseguiam obter um dia mais produtivo e animado durante suas tarefas do restante do dia.

Mas a questão ainda permanece: Como é que tudo funciona?

Uma área inteira do cérebro, controlada por receptores neurais minúsculos, é dedicada ao inconsciente e emoções.
Mesmo sem você perceber, o seu cérebro está em atividade constante controlando suas emoções e esses minúsculos receptores estão funcionando de forma diferente. Eles são rapidamente influenciados por tudo o que recebe através da audição – músicas, poluição sonora, ruídos externos e do ambiente de trabalho.

Se você está preparado para contribuir positivamente na maneira como está se sentindo a cada dia, selecionamos três dicas rápidas para manter seu cérebro feliz com uma pequena ajuda musical.

1. Músicas românticas
Limite-se a ouvir até cinco músicas lentas (com temas tristes e românticos) por dia e depois mude para algo otimista.
Se você adora sons calmos ou músicas melancólicas durante seu trajeto ao trabalho, faça uma seleção de faixas musicais animadas e com alto-astral para testar como seu dia será melhor!

2. Ouça o ruído branco
Estudos demonstram que o ruído branco é uma ótima alternativa para música e também é uma boa ferramenta para relaxamento.
A dica é optar também por áudios com o barulho da chuva, de floresta ou mesmo do oceano. Existem vários aplicativos oferecendo trilhas sonoras da natureza e é fácil localizar o tema no Youtube.

Veja dicas de aplicativos aqui no Blog da Atenua Som na matéria: “Saiba usar a música e outros sons em seu benefício”

3. Já ouviu um podcast ?
Não gosta de ouvir música de manhã e busca algo um pouco mais suave ou informativo para o seu trabalho matinal?
Tente um podcast!
Procure o áudio de seu programa de TV favorito, de blogueiros que comentam sobre o seu tema preferido ou de material publicado da imprensa especializada, além de contribuir com o seu lado cultural os podcasts são uma ótima alternativa para agradar seus ouvidos.

Indiferente do seu estilo musical, tenha a mente aberta para conhecer novos estilos musicais e o trabalho de outras bandas e músicos.
Quando perceber as mudanças em seu humor diário, a busca por novidades será cada vez mais gratificante!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *