, , , ,

Misofonia: o distúrbio da modernidade

Aquele seu amigo que se estressa com facilidade com barulhos repetitivos, sejam eles de mastigação, respiração, não é necessariamente uma pessoa mal-humorada. Ela pode sofrer de misofonia, um distúrbio descoberto recentemente por especialistas.

A pessoa que sofre dessa condição tem uma reação de raiva intensa ao estar em contato com esse tipo de ruído. A explicação por parte dos cientistas é que o cérebro de quem sofre de misofonia está programado para ter reações excessivas ao ter contato com esse tipo de “ameaça”.

Esse tipo de problema pode, inclusive, afetar a vida profissional de quem sofre do distúrbio. Isso porque, ao ter de ouvir certos ruídos como mastigação de um alimento crocante, respiração ou até o farfalhar de folhas, sente emoções que beiram ao ódio, querendo inclusive se recolher. Na Inglaterra, são conhecidos os casos de pessoas que pediram demissão devido ao barulho.

Ainda não existe um tratamento que cure a pessoa que sofre de misofonia, porém alguns optam por realizar suas atividades rotineiras utilizando tampões de ouvido.

Outra ideia que está em fase de testes pelos cientistas é passar uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo crânio. Isso pode ajudar a ajustar algumas funções do cérebro e consequentemente, reduzir o distúrbio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *