, ,

Norma de Desempenho traz benefícios a obras de retrofit

A Norma de Desempenho NBR 15575 está trazendo benefícios não somente às obras novas como também às construções antigas que passam por retrofit.

 

Apesar da norma só ser exigida em edificações construídas a partir de 19 de julho de 2013, ela traz um nível de exigência maior aos produtos, que devem atender aos requisitos de desempenho térmico, acústico e luminosidade para cumprir a norma e podem ser aproveitados pelos consumidores nas obras de retrofit. Por não haver obrigatoriedade, é necessário que esses produtos sejam exigidos pelos próprios arquitetos e usuários que irão viabilizar a reforma, para garantir o conforto e sustentabilidade do novo local.

 

Segundo um estudo feito pelo Labaut (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Universidade de São Paulo), alguns dos produtos analisados, não cumprem completamente com o que anunciam. É indicado ao consumidor, que fique atento as certificações e selo de qualidade dos produtos em questão. Profissionais da área frisam que a partir da norma ABNT NBR 15575, esses materiais e produtos tem a obrigatoriedade de trazer informações sobre o seu desempenho, para que profissionais tenham a possibilidade de especificá-los para uma reforma ou construção.

 

O custo dos produtos que atendem a Norma de Desempenho costumam ser mais elevado que os convencionais, isso pois possuem materiais de qualidade superior e passam por testes que garantem sua eficiência. Há ainda que se tomar cuidado com fabricantes que declaram possuir produtos que cumprem a norma sem ter ensaios que comprovem essas afirmações. Caso o preço seja muito baixo, desconfie. É importante certificar que o produto de fato atenda às exigências da norma e o mais importante, o conforto de quem os utilizará.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *