, , , ,

Perda de audição: Causas

A surdez é um problema que afeta inúmeras pessoas de forma total ou parcial todos os anos. Ela pode sim, ser um problema de nascença, mas também pode ser ocasionada pelo avançar da idade e hoje em dia, principalmente, por fatores externos.

A surdez de nascença não possui nenhuma explicação para sua causa, porém em alguns casos ela pode ser revertida. Ao realizar o “Teste da orelhinha”, é possível diagnosticar o problema de forma precoce e a partir disso, realizar um tratamento que seja compatível com as necessidades da criança.

Fatores genéticos também podem causar a perda de audição, assim como o avançar da idade. Afinal, as vias auditivas, compostas pelas chamadas orelhas externa, média e interna, também envelhecem, trazendo uma dificuldade maior de audição.

Mas, o que realmente vêm preocupando os médicos é a perda de audição ao manter-se em contato constante e por um longo espaço de tempo em locais com ruídos extremamente altos.

Pessoas que trabalham em obras, com máquinas que emitem ruídos de alta intensidade e até mesmo quem frequenta locais onde o som alto é constante, como baladas, correm esse risco.

Outro fator que faz parte da realidade de muitos é o uso constante de fones de ouvido. Seja no trabalho ou no transporte público, o acessório é visto com facilidade nos ouvidos das pessoas. Porém, o que é utilizado para desvencilhar os ruídos externos podem trazer grandes problemas.

O som alto vindo de fones pode prejudicar a audição de forma irreversível. Por isso, é importante utilizá-lo em um volume baixo, de forma que ainda seja possível ouvir as pessoas ao redor. Outra dica importante é dar uma pausa a cada uma hora com os fones, para descansar os ouvidos.

Sendo assim, é muito importante ter cautela e evitar ao máximo a exposição em locais que temos consciência de que nossa audição pode ser prejudicada. No caso de utilização de fones de ouvido, por exemplo, vale ficar atento em relação ao volume do aparelho, assim como em televisões e shows em geral. Poupar sua audição agora é uma excelente forma de evitar problemas no futuro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *