Em sua 9ª edição, VidroSom lota auditório da FESQUA e consolida-se no setor

O 9º VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro), realizado no São Paulo Expo, mesmo centro de exposições que sediou a FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes, em São Paulo, reuniu 190 pessoas e cumpriu sua missão: apresentou soluções inovadoras e estudos de casos sobre o valor agregado do vidro em projetos acústicos. Além disso, consolidou-se como importante ferramenta de informação e capacitação técnica para arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias e acústica do País.

O coordenador de engenharia da CDA Metais, Jefferson Peres, elogiou o nível das palestras. Destacou, por exemplo, a apresentação do empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Universidade do Som: “Gostei porque ele apresentou soluções para evitar o som e agregar a ventilação nos ambientes. São técnicas interessantes porque abrem um leque enorme para o desenvolvimento de novos produtos”, frisou.

A palestra também agradou o público porque o empresário apresentou conceitos, materiais e aplicações acústicas minimalistas, térmicas e janelas ventiladas colhidas em congressos internacionais. “Lá fora, eles estão criando labirintos incríveis por cima, por baixo, com diferentes tipos de absorção. Também vi fachadas que seguram a pressão do vento”, lembrou.

O gerente de marketing da CEBRACE, Remy Dufrayer, apresentou diversos conceitos de acústica, caracterização e estratégias para tratar o ruído. “Embora o som seja mensurável, sua percepção depende do receptor, da circunstância e duração”, argumentou. Depois, destacou benefícios do uso do vidro laminado para o conforto acústico, ressaltando que a performance do isolamento dependerá do índice de redução do vidro e dos demais conjuntos envolvidos.

José Guilherme Aceto, diretor geral da Avec Design, fez um breve relato da sua empresa que está completando 70 anos. Apresentou diversas aplicações do vidro em fachadas de edificações e os benefícios das janelas deslizantes. Entre elas, transparência total, fechos e puxadores invisíveis, ausência de roldanas e manutenção. Já a engenheira Michele Gleice, diretora técnica do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil, apresentou novidades sobre as normas técnicas brasileiras da ABNT e o desempenho das esquadrias, com vídeos impressionantes de janelas e guarda-corpos fora de conformidade, destacando a importância em seguir as normas.

O engenheiro Carlos Henrique Mattar, um dos idealizadores do VidroSom, foi homenageado pelos organizadores. Ele deixou a CEBRACE para ocupar o cargo de diretor Comercial e de Marketing da Brasilit, empresa que também pertence ao Grupo Saint-Gobain.
Logo em seguida foram anunciados os vencedores do Concurso de Desenho com o tema “A poluição sonora e minha vida” criado com o objetivo de despertar, em alunos de 7 a 12 anos, da rede estadual, a conscientização sobre os graves problemas provocados pela poluição sonora nas grandes cidades. O concurso contou com a participação das escolas Oswaldo Cruz e André Xavier Gallicho, além da Nova 4E – entidade especializada em pessoas especiais. No total, foram inscritos 150 trabalhos. As vencedoras foram Marya Eduarda Pereira dos Anjos, Carolina Araújo dos Santos e Bianca Soares de Campos. Cada uma recebeu um notebook ofertados pelas empresas Divinal Vidros, FISE e Luxalum, que apoiam o evento desde as primeiras edições.
As professoras agradeceram o incentivo e a oportunidade que o evento dá às crianças de acreditar em seu potencial e refletir sobre um assunto tão complexo que é a poluição sonora. O público também pode conhecer o vencedor do primeiro concurso de desenho, realizado em 2009 na primeira edição do evento. Nicholas Corazza Alves, que tinha apenas 9 anos na época, hoje está com 16 anos e contou da importância que teve o concurso em sua vida.

Um dos momentos mais emocionantes foi na apresentação do vídeo da NOVA 4E em que os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a entidade que recebeu a doação do valor arrecado com as inscrições do Vidrosom São Paulo 2016. Também puderam ver as fotos do antes e depois da reforma do salão de eventos da entidade, que foi feito graças à doação realizada com antecedência pela organização do evento.

O VidroSom é uma realização da Universidade do Som. Conta com o patrocínio da CEBRACE e apoio institucional da AVEC, AFEAL, FESQUA e ITEC, além dos apoios de divulgação da Piniweb, revistas Contramarco e O Vidro Plano, com organização da Ópera Marketing.

Mais informações:
Ópera Marketing
Jornalista responsável: Ailton Fernandes (MTb 12.642)
Fones: (11) 2268-3191 / (11) 2268-3259
ailton@operamarketing.com.br