, , ,

Veículos conversíveis podem causar riscos à audição

Pode soar estranho, porém uma pesquisa realizada por um hospital do Reino Unido constatou que carros conversíveis, quando pilotados com a capota abaixada, pode causar sérios riscos à audição do motorista e passageiros.

A explicação para isso é a exposição intensa ao barulho do vento, do motor e dos ruídos externos de maneira geral, como buzinas, ônibus, motos, entre outros.

Ao acelerar o veículo em uma velocidade entre 80 e 112km, o nível de ruído atingiu mais de 90 decibels, 5 a mais do que os 85 decibels que são considerados o limite para evitar riscos de perda de audição.

O teste foi realizado com diferentes modelos de conversíveis, onde todos registraram o mesmo nível acima do permitido, chegando a até 99 decibels.

Os especialistas afirmam que o ideal é andar com os vidros fechados, mesmo que a capota esteja abaixada, pois assim é possível bloquear parte dos ruídos. Mas, se a vontade for andar com capota aberta e vidros abaixados, protetores auriculares são recomendados como medida de proteção. E para longos trajetos, o melhor é levantar a capota e abaixá-la só em percursos curtos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *