VidroSom debate a capacidade acústica do vidro . Em sua 8ª edição, o evento apresentou inovações e estudos de casos

13240486_1143728852344954_4623758318781032230_n

O 8º VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro), realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre (RS), apresentou inovações tecnológicas e estudos de casos sobre a capacidade acústica do vidro. Promovido pelo SINDIVIDROS-RS, o evento serviu para troca de informações entre especialistas em acústica, arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias do Sul do País.

 

Na abertura, o engenheiro Carlos Henrique Mattar, gerente de marketing da CEBRACE, fez uma análise técnica sobre o desempenho acústico dos vidros e a própria evolução de sua aplicação em janelas e fachadas. “Procuramos dar destaque para o valor agregado dos vidros laminados e insulados na junção com os caixilhos de maior qualidade”, frisou.

 

O empresário José Guilherme Aceto, diretor geral da Avec Design, abordou as novas tendências e tecnologias para envidraçamentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Citou, por exemplo, atenuação acústica, vedação e estanqueidade, controle luminoso e energético, uso racional dos materiais de sustentabilidade, entre outros. Em seguida, apresentou diversas obras de rara beleza arquitetônica, como a Torre Digital de Brasília, e caixilhos sintéticos vulcanizados em alta temperatura aplicados em estações do metrô.

13267922_1143721529012353_2038863308471751262_n

Em sua palestra, o empresário Edison Claro de Moraes, diretor comercial da Atenua Som, presidente da ProAcústica e vice de Comunicação & Eventos da Afeal, apresentou estudos de casos nos quais os conceitos acústicos foram aplicados para se encontrar as melhores soluções. Assim, contou que um barulho estridente perturbou durante muito tempo os hóspedes do Unique, luxuoso hotel de São Paulo. “Foram feitas diversas medições até que a situação foi resolvida graças a Lei da Fresta, segundo a qual 1 mm. de fresta pode representar 10% de perda no isolamento”, frisou.

 

A engenheira Michele Gleice, diretora técnica do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil – apresentou a palestra “Normas, Ensaios e Verificações do Desempenho de Esquadrias”. Fez um panorama geral das Normas de Desempenho Acústico, destacou pontos críticos da infiltração da água e resultados de ensaios acústicos. “É muito importante conhecer o desempenho acústico das esquadrias; informar o desempenho acústico aos projetistas; e realizar estudos para melhoria do desempenho”, conclui

O presidente do SINDIVIDROS-RS, Gilberto Ribeiro, ressaltou que o evento atendeu a expectativa da plateia e fez questão de elogiar a apresentação dos palestrantes. Citou, em particular, a engenheira Michele Gleice, do ITEC. “Ela foi muito clara e objetiva. Passou segurança em todos os aspectos”, concluiu. Antes, os palestrantes participaram de animado “talk-show” e responderam perguntas da plateia. A próxima edição do VidroSom acontece durante a Fesqua 2016 (XI Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes) no próximo mês de setembro, em São Paulo.

 

Concurso de Desenho

Os alunos do Colégio Estadual Olegário Mariano, de Porto Alegre (RS), e da Nova 4E (Entidade Especializada Em Pessoas Especiais), de São Paulo, participaram de um Concurso de Desenho com o tema “A poluição sonora e minha vida”. O concurso foi criado com o objetivo de despertar a conscientização sobre os graves problemas provocados pela poluição sonora nas grandes cidades. No total, foram inscritos 120 trabalhos e escolhidos os 12 melhores de cada instituição. Os vencedores foram Larissa da Silva Vieira, da Escola Olegário Mariano; e Dener Belizário, da Nova 4E. Cada um recebeu um computador notebook. Os demais brinquedos educativos. O valor arrecadado com as inscrições foi doado para duas entidades filantrópicas: Asilo Padre Cacique, de Porto Alegre; e Nova 4E, de SP.

13230063_1143721899012316_3519630800261966183_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *