FAQ – Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre uma janela antirruído e uma janela convencional?

A janela antirruído é bem diferente de uma janela convencional. Os perfis são especiais, mais espessos, pesados e com barreiras ao ruído enquanto as janelas convencionais possuem perfis mais leves e simples. O sistema construtivo da janela antirruído demanda algumas vedações especiais que visam eliminar frestas entre os ambientes interno e externo. Essas vedações são de extrema importância para que não haja vazamento do ruído, além evitar passagem de vento, água e poeira. Os acessórios também são diferenciados para o perfeito funcionamento da janela e sua vedação após ser fechada.
Os vidros são especificados de acordo com a frequência do ruído a ser isolado. Eles podem ser duplos, triplos ou quádruplos dependendo da situação e combinados em diferentes espessuras. As espessuras e composições são calculadas de acordo com as variáveis existentes como a frequência do ruído e a distância da fonte do ruído até o ambiente.
Mas não é só o vidro que compõe uma janela antirruído. Todo o sistema incluindo perfis, vidros e acessórios são desenvolvidos especificamente para o isolamento acústico. Logo, se colocar um vidro duplo em uma janela convencional, o ruído poderá vazar pelo perfil da janela, pelos acessórios e pelas frestas, não obtendo o resultado desejado.

Quais as diferenças entre janelas embutidas e janelas sobrepostas?

Sistema de sobreposição
Quando uma pessoa precisa de uma janela antirruído, mas mora em um local onde já existe instalada uma janela convencional, muitas vezes não é possível substituir essa janela por uma nova porque o condomínio não permite alterar a fachada. Para esses casos, foi desenvolvido o sistema de sobreposição, que permite que a janela antirruído seja parafusada ao redor da janela existente, pelo lado interno do ambiente, formando um quadro acústico de rápida instalação (geralmente demora 1 hora) e sem alteração de fachada.
Sistema de embutir
Também é possível instalar a janela embutida no vão, da mesma forma como as janelas convencionais são instaladas, em situações em que se está construindo ou em que se há a possibilidade de alterar a fachada. Esse sistema de instalação também pode ser uma alternativa quando não se pode alterar a fachada: substituir a janela existente reproduzindo o modelo do condomínio, fabricando com as mesmas características incluindo modelo cor e funcionalidade. Porém devido à praticidade, muitas pessoas que já moram no local, optam pelo modelo de sobreposição.

Qual a diferença entre as janelas no modelo de abrir e no modelo correr?

As janelas de abrir são aquelas que giram para dentro (ou fora) do ambiente, também chamadas de janela de giro. As janelas de correr são aquelas que as folhas deslizam sobre os trilhos, também chamadas de janelas deslizantes.

A janela de abrir é melhor do que a janela de correr?

No mercado de janelas antirruído, existe um mito de que a única janela antirruído que realmente funciona é a janela de abrir, pois fecha sob pressão. Com a tecnologia e desenvolvimento de novas ferramentas, a Atenua Som possui um modelo de janela de correr que é tão eficiente quanto a janela de abrir, atingindo satisfatório poder de isolação acústica. A vantagem do modelo de correr é a economia de espaço, já que as folhas quando abertas não ocupam espaço no ambiente, o que acontece com as janelas de abrir. Também têm baixo nível de manutenção e são muito mais seguras por não terem pontas de alumínio girando para dentro do ambiente. Além de ser o modelo que estamos mais acostumados, pois é o mais utilizado nas janelas convencionais dos prédios.
O sistema de correr antirruído desenvolvido pela Atenua Som  é patenteado. Clique no link e veja reportagem que foi ao ar no programa Hoje em Dia, da TV Record, que mostra a eficiência da janela de correr da Atenua Som.
http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/nao-consegue-dormir-por-causa-do-barulho-dos-vizinhos-veja-mudancas-da-regulamentacao-de-predios-20130114.html#ini

Qual a diferença entre janela acústica e janela antirruído?

Os dois termos “janela acústica” e “janela antirruído” existem para a mesma coisa, são janelas que bloqueiam ou atenuam a passagem de ruído entre um ambiente e outro. O que existem são janelas adaptadas que são chamadas por alguns fabricantes de janelas acústicas ou antirruído, sem realmente obterem tal resultado. Para uma janela ser acústica ou antirruído, deve isolar no mínimo 30 dB (dB é a sigla para decibéis), devendo esse valor ser comprovado em laboratórios de acústica, como o laboratório do IPT da USP ou laboratórios especializados em janelas acústicas.

Quanto que a janela vai abafar de ruído?

O nível de isolamento pode variar de 30 a 40dB, dependendo do modelo e da composição dos vidros. Isso significa em média de 50 a 80% de redução do ruído, dependendo muito da sensibilidade de cada um.

Só a instalação da janela antirruído vai resolver meu problema? Não é preciso tratar a parede também?

Geralmente, a maior parte do ruído passa pela janela, não sendo necessário tratar a parede. A visita de um consultor técnico determinará se existem pontos vulneráveis entre o ambiente interno e externo e como tratá-los para que a janela cumpra o seu papel.

Por que as janelas são chamadas de termo acústicas?

As janelas antirruído ou termo acústicas são excelentes isolantes térmicas, diminuindo a transferência de calor de dentro pra fora e vice versa. Isso devido à eficiência das vedações de frestas, além dos vidros duplos com câmara de ar, que formam uma barreira contra o calor. A economia de energia é percebida rapidamente. Pesquisas mostram redução de até 30% das máquinas de ar condicionado quente e frio.