• RETROFIT

    Líder em soluções antirruídos, a Atenua Som tem se dedicado a projetos residenciais e verticais produzindo esquadrias com tratamento térmico e acústico há 28 anos.

O QUE É RETROFIT?

A prática do Retrofit consiste na renovação de fachadas por meio de novas tecnologias e materiais que substituem componentes que se tornaram inadequados ou obsoletos com o passar do tempo. Por meio da troca de acessórios ou substituição total das esquadrias, é possível obter conforto térmico e acústico preservando suas características próprias.

O Retrofit vai além de uma simples restauração, ele possibilita a utilização apropriada do imóvel e sua adequação geográfica respeitando a limitação física da estrutura e aumentando sua vida útil, o que resulta na diminuição de custos com manutenção sem necessariamente alterar seu patrimônio arquitetônico.

Líder em soluções antirruídos, a Atenua Som tem se dedicado a projetos residenciais e verticais produzindo esquadrias com tratamento térmico e acústico há 28 anos. Preocupada em oferecer possibilidades e contribuições para o universo da arquitetura atual, adaptou seus produtos ao Retrofit, sendo possível hoje atualizar a construção aliando modernidade e tecnologia às características originais do projeto.

ESSA SOLUÇÃO É PARA MIM?

Um bom exemplo são os vidros de controle e proteção solar, que podem ser utilizados em residências sem o efeito espelhado normalmente visto em prédios comerciais, proporcionando grande aproveitamento da luz natural e conforto térmico, com aparência similar a um vidro comum. Além de reduzir o consumo de energia com o uso de ar-condicionado e iluminação artificial, filtra os raios UV evitando danos em revestimentos e acabamentos causados pela incidência direta do sol.

EXEMPLO DE SOFISTICAÇÃO E ECONOMIA

O Empire State, maior edifício de Nova York e ícone mundial, é o mais famoso case de retrofit da atualidade. Finalizado em 2011, seu retrofit permitiu a economia de energia de 2,8 milhões de dólares ao ano. Entre outras medidas, foi feita a reforma das suas 6514 janelas, através da utilização de vidros de controle solar e reforço no isolamento térmico, que reduziram substancialmente a carga de refrigeração no verão e a perda de calor no inverno. Foi feita uma linha de montagem no próprio edifício para que fosse possível remover e reinstalar as janelas à noite, sem que as peças saíssem do prédio. Hoje em dia, o Empire State é considerado um dos edifícios mais eficientes em termos energéticos do mundo.

FALE COM UM CONSULTOR

É possível perceber que o conceito do Retrofit surge como opção para as situações mais complexas vinculadas não somente à questão visual, mas também funcional da construção.
Receba mais informações, use o formulário abaixo: