A importância da cera de ouvido

O cerume, mais conhecido como cera de ouvido, é comumente tratado como sujeira, no entanto, é muito importante para evitar infecções, principalmente nos bebês. Por conta disso, é muito importante saber como fazer a limpeza da maneira correta.
Utilizar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico até onde o dedo alcançar já são suficientes para limpar a cera que o organismo já eliminou. No caso de quem possui produção excessiva de cera, deve-se procurar o otorrinolaringologista em média a cada 6 meses, para uma limpeza mais regular.
No caso de sintomas como dificuldade de audição, sensação de entupimento e até tontura, é importantíssimo consultar o otorrinolaringologista para a remoção da cera, pois nessas situações é muito provável que ela esteja bloqueando o canal auditivo. É preciso tomar muito cuidado, porque qualquer tentativa de lavagem em casa pode causar infecções ou até mesmo perfurar o tímpano.
É importantíssimo manter o cuidado com a limpeza do ouvido, e também objetos que podem trazer a sujeira de fora para dentro como cotonetes e fones de ouvido intra-auriculares.

Automedicação: um grande risco para a audição

Quando falamos de medicamentos, já é sabido que o consumo desenfreado pode trazer consequências à saúde. No entanto, o que poucos sabem é que cerca de 200 deles são prejudiciais à audição.
Diuréticos, pílulas anticoncepcionais e anti-inflamatórios são considerados remédios de risco, ou ototóxicos, e podem causar danos graves à cóclea, que é a parte do ouvido humano responsável pela audição. A aspirina, por exemplo, é um dos mais comuns.
É importantíssimo realizar exames prévios de audição em casos de tratamentos intensivos, para verificar se os medicamentos utilizados não agravarão ainda mais algum eventual problema auditivo já existente.
Na infância, o uso excessivo deste tipo de medicamento pode acarretar em problemas de processamento do som, como distinguir sons do ambiente, ouvir com clareza a voz humana ou até mesmo reconhecer a própria voz.
É imprescindível consultar o médico otorrinolaringologista caso apresente alguma dificuldade auditiva, pois isso pode estar ocorrendo por conta de um remédio de risco!