7 dicas para se proteger dos ruídos do dia-a-dia
Sabemos que lidar com todos os ruídos do dia-a-dia não é tarefa fácil. Porém, por acharmos que não há outra opção, acabamos lidando com eles. E é aí que entra o problema: futuramente, eles podem ser a causa de problemas de audição, estresse ou até mesmo ganho de peso.
Por isso, é importante fazer o possível para se proteger do barulho. Confira a seguir 7 dicas para ajudá-lo:
Feche os vidros do carro:
Quando andar de carro, feche os vidros, isso evita que boa parte dos ruídos externos entrem no veículo. E acredite, vidros fechados com o ar condicionado ligado consomem menos gasolina do que dirigir com os vidros abertos;
Utilize protetor auditivo:
Proteja seus ouvidos em locais com altos níveis de ruído, como feiras, reformas e obras. Para isso, utilize um protetor auditivo, é barato e eficiente.
Faça intervalos em locais silenciosos:
Em festas e baladas, onde o nível de ruído é muito alto, procure descansar os ouvidos em locais afastados das caixas de som, como áreas externas e banheiros, por pelo menos 10 minutos a cada 45 minutos em que você estiver em contato direto com o som;
Utilize ventilador ou TV fora do ar:
Se você dormir no mesmo quarto de pessoas que roncam, basta ligar um ventilador ou uma televisão fora de estação em volume baixo, pois estes sons, além de mascarar o ruído que incomoda, não fazem mal;
Vedar frestas das janelas e portas:
Cole uma fita de vedação ao redor das janelas de sua casa, cobrindo todas as frestas que encontrar. Também é possível utilizar vedafresta, ou as conhecidas “cobrinhas” de areia, na parte de baixo das portas.
Cuidado com o barulho dos brinquedos:
Ao comprar brinquedos, verifique se eles possuem selo do Inmetro. Esse selo garante que os ruídos emitidos por eles estão dentro dos limites estabelecidos por lei. Além disso, evite os mais barulhentos como guitarras elétricas, buzinas, arminhas e megafones.
Confira o Selo Ruído dos eletrodomésticos:
Na hora de comprar produtos como aspirador de pó, secador de cabelo e liquidificador, lembre-se de verificar se eles possuem o Selo Ruído, que indica o nível de decibels emitidos por cada equipamento e os classifica em uma escala de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).