Você sabe quais os impactos da poluição sonora na sua vida?

Você sabe quais os impactos da poluição sonora na sua vida?

No concurso de desenho que aconteceu na 16ª edição da Vidrosom, em 2023, foi pedido às crianças da escola de Educação Básica Rosinha Campos, de Florianópolis, que ilustrassem os impactos da poluição sonora no dia a dia das pessoas e como elas mesmas contribuem para a produção de ruídos.

Você já pensou que ela interfere no seu dia a dia e você nem vê? Já refletiu sobre o seu papel na poluição sonora? 

Continue lendo este artigo para saber os prejuízos que os ruídos podem causar e como você pode ajudar a reduzi-los!

Entenda os impactos da poluição sonora

A poluição sonora influencia na saúde física e mental e pode atrapalhar uma pessoa em suas atividades rotineiras ou profissionais. A seguir, veja alguns exemplos dos problemas que ela causa!

Insônia 

Os ruídos podem atrapalhar a pegar no sono, porque interrompem o processo de relaxamento. Além disso, uma pessoa que dorme com ruídos pode acordar várias vezes durante a noite, já que ele também interrompe o sono quando as pessoas já dormiram. 

Mas não é só o ruído presente no momento que causa incômodo. Alguém que se expõe a ruídos contínuos durante o dia pode desenvolver estresse e ansiedade, fatores que também prejudicam a qualidade do sono.

Improdutividade 

A poluição sonora também impacta negativamente na produtividade, porque os ruídos afetam a concentração, até mesmo em atividades simples. Em ambientes profissionais, eles atrapalham a fazer tarefas e atrasam as entregas. 

Os ruídos mais intensos e intermitentes, como tráfego ou barulho de festas, prejudicam mais a produtividade que os baixos e constantes, como o som do ar-condicionado ou do ventilador. Ou seja, os ruídos mais prejudiciais em um ambiente de trabalho são aqueles que vêm de fora.

Dores de cabeça 

Como você já sabe, os ruídos podem causar estresse e alterações no sono. E esses são fatores que aumentam as chances do surgimento de dor de cabeça tensional. Em pessoas com tendência a enxaqueca, a poluição sonora pode contribuir com o seu desencadeamento.   

Aumento da pressão arterial 

Os impactos da poluição sonora alcançam, até mesmo, a pressão arterial. Isso porque há ruídos que levam ao aumento da frequência cardíaca, induzem a produção de cortisol pelo corpo e reduzem a sua produção de óxido nitroso. E esses são fatores que colaboram para o aumento da pressão arterial, especialmente nas pessoas que já têm pressão alta.

Há pessoas que sofrem mais com impactos da poluição sonora no seu dia a dia, como as que estão debilitadas em hospitais, crianças, e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Para elas, os efeitos dos ruídos são mais intensos.

Saiba como reduzir a sua participação na poluição sonora

As pessoas provocam os ruídos externos que incomodam você. Mas você já parou para pensar que também faz ruídos que incomodam a elas? Mesmo sem perceber, você pode estar afetando seus vizinhos ou desconhecidos.

Veja o que você pode fazer para minimizar os impactos que você causa!

Buzinar apenas quando for preciso

Utilize a buzina para alertar os outros motoristas para comunicar algo importante (com um pedestre atravessando). Ou buzine brevemente para informar que o sinal abriu, por exemplo, ou ainda acione o farol alto no lugar da buzina. Evite buzinadas extensas e jamais buzine para reclamar com outro motorista ou para pressionar os outros carros a andarem no trânsito. 

Usar equipamentos de som em volume mais baixo

Ouvir música alta ou aumentar o volume da televisão pode incomodar os vizinhos. O ideal é pensar se é mesmo necessário fazer isso, ou se é possível curtir a música ou assistir ao filme em volume mais baixo.

Fazer barulhos quando for necessário

Muitas vezes a distração pode levar a bater portas, gritar ou rir alto, até mesmo em horários inapropriados. São atitudes pequenas, mas que colaboram com o aumento da poluição sonora. Se tiver que fazer barulho, seja tão breve quanto for possível e faça-o em horários razoáveis. 

Instale janelas acústicas

Por fim, é possível reduzir os impactos da poluição sonora nas pessoas ao seu redor instalando janelas antirruído. Isso porque elas reduzem a propagação do som entre os ambientes, minimizando o incômodo de suas atividades sobre os vizinhos. Elas também são benéficas para você, porque reduzem a entrada de ruídos externos, proporcionando um ambiente interno mais silencioso e tranquilo.

Adquira janelas acústicas com a Atenua Som, que supera os padrões de qualidade exigidos pelas normas legais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *