Ensaios e medições acústicas
Ensaios acústicos de esquadrias
A Norma de Desempenho 15.575 foi um grande impulso para a adequação de esquadrias aos requisitos acústicos mínimos, gerando demanda das fabricantes para avaliação do desempenho de seus produtos e promover melhorias de desempenho acústico. A Atenua Som, a fim de suprir essa demanda criou o laboratório de ensaios acústicos. Nossa estrutura laboratorial, localizada em nossa fábrica em São Paulo, conta com quatro pequenas câmaras adjacentes que podem ser utilizadas para ensaios de perda de transmissão de portas, janelas, entre outros materiais.
O número de câmaras em nosso laboratório permite agilidade no cumprimento de nossa agenda, pois possibilita a instalação de até 3 esquadrias simultaneamente, reduzindo o tempo de remoção e instalação entre ensaios.Em nossas instalações realizamos medições cujos resultados são equivalentes aos obtidos em laboratórios respeitados e acreditados, conferindo credibilidade aos dados que emitimos.
Soluções acústicas
Além dos ensaios laboratoriais de esquadrias, oferecemos serviços de acústica como medições para avaliação de desempenho de acordo com as normas vigentes; realizamos medições e simulações de ruído ambiental; avaliação de classe de ruído em ambientes; projetos acústicos de isolamento e tratamento de interiores.
Perguntas Frequentes
Por que é utilizado o Ruído Rosa nos ensaios acústicos de esquadrias?
O Ruído Rosa permite avaliar todas as faixas de frequência da construção civil, diferentemente de um ruído aleatório que pode não ter uniformidade em todas as frequências. É indicado na norma ISO 10140 que permite o uso de ruído rosa e/ou ruído branco para medições.
Qual a diferença do Ruído Rosa para outros tipos de ruído?
O Ruído Rosa difere dos outros ruídos por manter a mesma potência (energia) em todas as frequências.
Qual a diferença entre ruído rosa e ruído branco?
O Ruído Branco e o Ruído Rosa possuem todas as frequências audíveis pelo ouvido humano, porém o Ruído Branco decai em uma razão de 3dB por oitava, enquanto o Ruído Rosa se mantém.
O que significa decibel (dB)?
Decibel é uma unidade de medida logarítimica Bel, criada em em homenagem ao físico Alexander Graham Bell, utilizada para definir a intensidade Sonora, que popularmente é chamada de volume. A sua sigla é dB.
O que é Oitava e Terço de Oitava?
Na construção civil as frequências vigentes consideradas estão entre 100 e 5000 Hertz. Uma oitava contempla as frequências: 125, 250, 500, 1000, 2000 e 4000. Já a Terço de Oitava contempla as bandas de 100, 125, 160, 200, 250, 315, 400, 500, 630, 800, 1000, 1125, 1600, 2000, 2500, 3150, 4000 e 5000 Hertz, oferecendo uma visão mais precisa do isolamento do produto testado.
O que é Rw?
É o número que demonstra a capacidade de isolamento acústico potencial de um determinado produto (índice de redução ponderado).
Trata-se de um índice obtido através de uma série de cálculos feitos a partir de medições realizadas em laboratório. O Rw não pode ser calculado por meio de medições de campo pois, para obtê-lo, deve-se apresentar condições normalizadas de avaliação e controle dos parâmetros de análise, para que não haja influência dos elementos no entorno do local de aplicação do produto, conforme descrito da Norma ISO 717-1.
O que é C e Ctr?
C e Ctr são um método de classificação o definido pela norma ISO 717, que usa uma curva de referência padrão para determinar o valor ponderado do isolamento de som no ar.
C é um espectro de ruído rosa ponderado em A. Ctr é um espectro de ruído do tráfego urbano ponderado em A.
Quais são os tamanhos de vãos disponíveis para ensaios no Laboratório de Ensaios Acústicos da Atenua Som?
Os vãos disponíveis são:
- 1200x1200mm
- 2100x1200mm
- 1910x2110mm
Além dessas medidas, é possível adaptar medidas menores a esses vãos, caso seja necessário. Entre em contato conosco para mais informações.
O Laboratório só ensaia esquadrias de alumínio?
Além de esquadrias de alumínio, é possível ensaiar esquadrias fabricadas em outros materiais, e também é possível ensaiar o isolamento acústico de outros elementos de divisão de ambientes que não sejam esquadrias, como por exemplo barreiras acústicas e outros, desde que obedeçam as medidas máximas que nossos vãos permitem.
Quais equipamentos são utilizados nos ensaios?
São utilizados os equipamentos requeridos nas normas ISO 10140, ISSO 16283 tais como: analisador sonoro, dodecaedro, amplificador e softwares para extrair a medição exata que atendem os requisitos normativos.