Dicas simples para proteger seu animal de estimação do barulho
São iniciadas as comemorações para chegada do novo ano com os tradicionais shows pirotécnicos de fogos de artifício. Porém o que para nós é uma diversão pode ser um verdadeiro tormento para os animais.
A audição dos pets é bem mais aguçada e em casos graves eles podem fugir de casa ou até mesmo ter um ataque do coração. Para quem possui pássaros, existem casos nos quais os donos os encontram mortos dentro da gaiola no dia seguinte, já que as aves são muito sensíveis.
Muitos animais ficam perdidos, são atropelados ou se machucam em grades ao tentar fugir do local. Outros animais são feridos quando abocanham o rojão achando que é algum objeto para brincar.
Dicas para evitar a agonia dos bichanos nessa época do ano:
– CABANINHAS E ESCONDERIJOS: Para quem tem gato ou cachorro dentro de casa, fazer uma cabaninha ou abrigo no qual eles possam se esconder é uma boa alternativa. Gatos gostam de se esconder em armários e abaixo da cama, garanta que tenham acesso a esses locais e deixe um cobertor ou edredom nas “toquinhas”.
– DEIXE-OS SOLTOS EM LOCAL FECHADO: Cães e gatos devem ficar sem coleiras para evitar que se enforquem e em ambientes livres de grades para evitar acidentes. Fechar portas e outros acessos para evitar que fujam com medo do barulho também é altamente recomendado. Fechá-los num ambiente seguro evita que se escondam em lugares como embaixo da máquina de lavar e geladeira e evita a correria em ambiente grande.
– DISTRAÇÃO: outra dica é deixar a televisão ligada para ter um som que vai distrair o animal do barulho de fogos.
– DIMINUIR A INTENSIDADE DO BARULHO: para evitar que o som chegue em grande intensidade, pode-se tentar abafar a sua entrada, colocando cobertores pesados ou colchões nas janelas e nas portas. É indicado cobrir a gaiola dos pássaros, tanto pelo ruído quanto pela luz dos fogos.
– SEPARE OS CÃES: muitos cães juntos podem brigar excitados pelo barulho, deixá-los em quartos separados evitará confrontos perigosos.
– FLORAIS: o produto pode ser encontrado em farmácias de manipulação ou lojas de homeopatia. Além de ser uma alternativa natural, não tem gosto e não tem efeito colateral nos animais, funcionando como uma espécie de calmante.
Deve-se ficar atento às características dos bichos – é preciso prever a reação de cada um. Estar por perto, transmitir a sensação de que tudo está sob controle é a melhor opção para acalmá-los.
Eu utilizo um paninho molhado nos dias de festas e jogos para acalmar meu cachorrinho, funciona muito bem! obrigado pelas dicas