A Atenua Som em parceria com a empresa Nagata Acoustics realizaram o tratamento acústico do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa governamental que tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.
“Aceitar essa obra foi um grande desafio para a Atenua Som, pelas grandes dimensões das peças e pelo alto desempenho acústico exigido: Rw 50dB – isso significa que precisávamos oferecer o isolamento acústico de uma parede em peças que abrem e fecham. Essa obra nos proporcionou muito desenvolvimento e como consequência um novo produto. Depois dela, tudo parece fácil” – declarou Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica e diretor da Atenua Som.
A sede recebeu um tratamento acústico inédito na América Latina, sendo um dos poucos lugares do mundo onde é possível encontrar o silêncio absoluto – ruídos e barulhos externos não afetam as instalações.
Responsável por algumas das melhores salas de concerto do mundo, o escritório japonês responsável pelo tratamento acústico e térmico dos casarões do sítio histórico Parque do Queimado, no trecho entre os bairros da Soledade e Liberdade (BA) possui uma sala de espetáculos para música de câmara com capacidade para 140 espectadores, 6 salas de ensaio entre 10 e 70 m² e um depósito para instrumentos.
O prédio foi criado no século XIX inaugurado por Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina é considerado um marco da engenharia no Brasil.
No local funcionou a primeira companhia de distribuição de água do Brasil e para receber as atividades do Neojiba, uma série de adequações foram realizadas na edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Foi um trabalho muito difícil de adaptar um prédio muito antigo, que já tinha a sua história e suas próprias camadas. Por outro lado, era uma edificação sem uma utilização definida há muito tempo. O grande desafio foi compatibilizar os requisitos técnicos de transformação desse edifício numa escola de música, numa sala de concerto. É uma obra de 14 meses, que envolveu a requalificação das fachadas, das janelas e esquadrias originais”, explica Sérgio Eckerman, arquiteto responsável pela obra.
O programa Neojiba atende mais de 6 mil crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Salvador e interior do estado.
SERVIÇO:
NEOJIBA no PARQUE DO QUEIMADO
Rua Saldanha Marinho, 10-32, Largo do Queimadinho, bairro da Soledade, Salvador, Bahia
https://www.neojiba.org/