INAD 2023: ação regional Porto Alegre
No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, ou International Noise Awareness Day (INAD 2023) deste ano, a ProAcústica, em parceria com o itt Performance Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) promoveu uma ação regional visando conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído.
A ação aconteceu dia 26 de abril e contou com três etapas, sendo a primeira uma intervenção urbana, a segunda o evento oficial e a terceira um manifesto de silêncio. Detalhamos mais sobre elas, abaixo!
Intervenção urbana
Um protetor auricular foi colocado no Monumento ao Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre – RS desde 1992, trazendo à tona a reflexão sobre a gravidade da poluição sonora.
Dessa forma, o movimento abriu espaço para debates na região sobre soluções para combater os problemas causados pelos ruídos.
Para algumas pessoas, o barulho é mais que incômodo: ele gera efeitos físicos prejudiciais à saúde, como doenças cardíacas, distúrbios mentais e, claro, problemas de audição.
A intervenção recebeu atenção da mídia local, como do jornal matutino da RBS TV (afiliada da Globo em Porto Alegre), o qual fez entradas ao vivo em pontos críticos de ruído, por exemplo, o terminal rodoviário.
Evento oficial
No INAD 2023, instituições e parceiros em todo o mundo promoveram atividades como exames de audição e oficinas de proteção auditiva.
O evento oficial régio, no campus Unisinos Porto Alegre, contou com uma mesa-redonda para abordar os efeitos nocivos do ruído na saúde.
Dela, participaram organizações setoriais como AsBEA RS, ASSOGOT CCF, Sinduscon RS, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, ProAcústica, Unisinos, entre outras
Dentre os temas abordados estavam normas técnicas e a importância da contribuição na minimização da poluição sonora, tanto pelo poder público, como pela sociedade civil.
Manifesto do Silêncio
O Manifesto do Silêncio, feito no INAD 2023, caracterizou-se por um minuto de silêncio, que durou das 14h15 às 14h16. Em seguida, os participantes realizaram passeata em torno da intervenção feita no Monumento ao Laçador.
A divulgação deste tema para a população é fundamental, assim como a busca por uma gestão de poluição sonora mais sustentável, por meio de políticas públicas que considerem a interferência dos ruídos na saúde dos cidadãos.
Intervenção Urbana não é novidade no INAD
Em 2017, o INAD promoveu uma intervenção no Monumento às Bandeiras no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A foto da ação foi divulgada em diversas redes televisivas e jornais de diversos países. Relembre aqui.
Importância do combate ao ruído
O INAD trouxe à tona a importância de combatermos a poluição sonora, o que nós, da Atenua, fazemos com maestria. Por meio das nossas portas e janelas antirruído, buscamos levar mais qualidade de vida ao dia a dia de muitas pessoas, colaborando na criação de ambientes tranquilos e confortáveis.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!