ABNT NBR 10821 parte 4 – Esquadrias externas
A ABNT NBR 10821 é a norma que trata dos padrões a serem seguidos por esquadrias para edificações.
Além disso, nela constam os requisitos adicionais de desempenho, como a avaliação obrigatória de desempenho acústico e outros requisitos adicionais.
Acompanhe abaixo, de forma resumida, o disposto na norma!
Desempenho acústico
Inicialmente, a norma traz tabela informativa com os números para cada nível de desempenho acústico das esquadrias. Os níveis variam de A a D, sendo que A é o mais eficiente e o D, o com menor desempenho.
Segundo a tabela, a classificação ocorre da seguinte forma:
Rw representa o nível de pressão sonora em (dB) que a esquadria reduz. Ou seja, se a esquadria é classificada em Rw 29 dB, significa que a mesma reduz, 29 dB de um ruído que pode estar em 60 dB por exemplo, assim o resultado final seria de 31dB de incidência sonora em um local com uma esquadria e fachada com o mesmo nível de atenuação sonora.
Essa nomenclatura (Rw) também significa que a esquadria foi testada em laboratório e que o resultado do teste é equivalente somente a esquadria, sem interferências da parede onde ela foi instalada, por exemplo.
Deve-se fazer os ensaios nas esquadrias com elementos como persiana e veneziana acionados e recolhidos, para entender quais é o nível de redução sonora aplicado nas duas situações
Desempenho térmico
Já em relação ao desempenho térmico, a NBR 10821 parte 4 divide suas recomendações em duas seções. Quais sejam:
Ventilação
Para ventilação ideal, é preciso que o tamanho das aberturas sigam as dimensões previstas na ABNT NBR 15575-4, subseção 11.3.1, na Tabela 15.
Sombreamento
A Norma indica 3 formas de sombreamento de dormitórios, quais sejam, externas ao vidro (persianas, brise), entre os vidros (persiana entre vidros) e externos à esquadria, incorporados à edificação.
Portanto, cabe ao arquiteto decidir qual a melhor opção, conforme o projeto e suas necessidades.
Indicação de desempenho térmico
Sobre suas características como isolante térmico, a norma divide-se em duas seções:
Controle de temperatura
Aqui, há indicação de três formas para melhorar o conforto térmico do ambiente. A primeira, por meio de dispositivos de controle externos.
A segunda, por meio de vidros de controle solar. Por fim, a terceira sugere usar esquadrias com soluções para reduzir a ponte térmica.
Classificação e desempenho
Nessa parte da NBR 10821 parte 4, há tabela que indica o nível de desempenho térmico considerando os níveis de A a E, no qual A oferece o melhor conforto térmico, à medida que o E oferece o menor desempenho.
É indicado que arquitetos procurem pelas informações que a própria norma traz nesse sentido, uma vez que ela oferece mais detalhes sobre como calcular a quantidade de graus-hora de desconforto.
Iluminação natural
A norma também traz recomendações para a criação de ambientes adequadamente iluminados. É preciso segui-los, a menos que haja outros requisitos legais que determinem diferente.
Desempenho quanto à funcionalidade
Por fim, a NBR 10821 parte 4 recomenda que a funcionalidade das esquadrias atendam aos requisitos da NBR 10821 parte 5.
Entretanto, ela indica que a esquadria entre vãos ofereça acesso total à parte externa, para limpeza.
Para informações completas, indicamos consultar diretamente a norma, no site oficial da ABNT. Para orientações técnicas e auxílio na escolha da melhor esquadria, conte conosco!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!