Barulhos no verão: por que eles aumentam nessa estação?
A estação mais alegre e agitada do ano chegou, mas com ela chegaram também os ruídos mais intensos e o aumento na poluição sonora, que é um problema de saúde pública. Os barulhos aumentam no verão, mas por que isso acontece? Continue acompanhando este artigo para saber a resposta!
Entenda por que no verão os ruídos são mais frequentes
O verão é uma estação de contrastes. Por um lado, é a época do calor, do sol e do lazer. Por outro lado, é também a época em que os ruídos são mais frequentes.
Veja, a seguir, os motivos pelos quais os barulhos no verão são mais comuns, em comparação a outras estações!
Maior movimentação
As temperaturas mais altas do verão fazem com que as pessoas saiam mais de casa, especialmente à noite, para se refrescarem. Isso, por sua vez, aumenta a incidência de ruídos.
Os locais mais frequentados são as praias, piscinas, os bares e os restaurantes. Esses últimos costumam ser barulhentos, especialmente à noite, quando as pessoas estão mais animadas.
Em cidades litorâneas, essa movimentação é ainda mais intensa. Isso porque as pessoas procuram esses locais para fugir do calor e aproveitar o clima.
Pessoas passam mais tempo fora de casa
Além de saírem mais, as pessoas passam mais tempo fora de casa no verão. Isso ocorre porque as temperaturas altas dificultam as atividades domésticas e o trabalho.
Dessa forma, elas buscam locais mais frescos e optam por atividades externas. Isso faz com que os ruídos provenientes desses locais aumentem
Noites dormindo mais tarde
Por causa do calor, as pessoas também costumam dormir mais tarde, já que a noite é mais fresca. Entretanto, as pessoas que dormem mais cedo podem ser incomodadas por ruídos provenientes de vizinhos ou outras fontes. Além disso, a própria vizinhança, que fica acordada até mais tarde, pode ser fonte de ruído.
Saiba por que a poluição sonora é perigosa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é um problema de saúde pública. O motivo por trás disso é que os ruídos frequentes ou altos têm forte impacto na saúde das pessoas.
A exposição a eles pode causar:
- aumento da pressão arterial;
- dor de cabeça;
- insônia;
- ansiedade;
- alterações hormonais;
- distúrbios psicológicos;
- problemas cardiovasculares
Além dos óbvios problemas auditivos, que podem causar perdas leves de audição ou surdez completa. Por isso, o ideal é controlar os barulhos verão, mesmo que eles sejam naturais da época, adotando medidas para reduzir seus impactos.
Veja como reduzir os incômodos ruídos
Para evitar ruídos intensos, você pode manter portas e janelas fechadas, quando estiver em casa, visando bloquear os sons externos. Além disso, é possível usar protetores ou tampões de ouvido, especialmente para dormir, para impedir que os sons sejam tão incômodos.
Outra solução é instalar janelas antirruído, que são projetadas para isolar os sons externos, como tráfego, conversas, brincadeiras de crianças e movimentações intensas em atividades noturnas, como bares e restaurantes.
A instalação das janelas da Atenua Som oferecem a tranquilidade que você precisa para lidar com os barulhos no verão. Entre em contato para fazer seu orçamento!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!