Carnaval: Exposição prolongada ao barulho dos trios elétricos pode prejudicar a audição
Especialistas na área de saúde alertam músicos, percussionistas e foliões do carnaval para os efeitos nocivos gerados pelo elevado barulho de aparelhagens de som nas festas e micaretas, podendo prejudicar a audição.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), é durante o carnaval que se verifica um aumento expressivo do número de casos de pessoas que apresentam problemas nos ouvidos, causados principalmente, pelos ruídos derivados de caixas de som super-potentes dos clubes e trios elétricos.
O ouvido humano suporta até 90 decibéis. A partir daí, já existe a possibilidade de lesões, muitas vezes irreversível, levando a perda auditiva. Um trio elétrico pode gerar ruídos entre 96 decibéis a 120 decibéis.
Médicos afirmam que um indivíduo não pode permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 decibéis de intensidade por mais de 8 horas. Esse tempo cai para 4 horas em lugares com 90 decibéis; 2 horas em locais com 95 decibéis; e 1 hora onde a intensidade supera 100 decibéis.
“-Nosso objetivo não é tentar convencer as pessoas para que não brinquem o carnaval, mas alertá-las para algumas coisas que podem parecer sem importância, como a altura do som, mas que podem acarretar conseqüências desastrosas para sua vida”, alerta o médico da SBO.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!