Como a acústica pode valorizar projetos arquitetônicos
A acústica pode valorizar projetos arquitetônicos à medida que ela colabora diretamente na qualidade de vida e na agradabilidade do ambiente.
Os barulhos, inevitavelmente, são incômodos e provocam estresse, quando pessoas se expõem muito a eles.
E isso acaba por prejudicar a sua permanência em ambientes comerciais ou levá-las a quadros de depressão e insônia, quando os ruídos acontecem em sua residência ou ambiente de trabalho (onde elas permanecem a maior parte de seu tempo).
Quando bem trabalhada, a acústica faz com que o ambiente seja mais tranquilo e impede que esses problemas, causados pelos inconvenientes ruídos, aconteçam.
Continue acompanhando este artigo para entender como a acústica pode contribuir com a valorização de um projeto!
A importância de ambientes acusticamente agradáveis
Os ruídos são comprovadamente incômodos e podem afetar a saúde física e psicológica das pessoas. Além disso, eles interferem na inteligibilidade da fala, prejudicando as interações sociais.
Por isso, a tendência é que elas não permaneçam em ambientes onde o som é desagradável, como Nicole Fischer, diretora da Atenua Som e Thais Bacchi, arquiteta especialista em Projetos Acústicos, explicam em um bate-papo exclusivo sobre o tema.
A acústica pode valorizar projetos arquitetônicos porque oferece conforto ambiental, reduzindo a interferência de ruídos externos nele. Além disso, a criação de um ambiente mais silencioso também amplia a eficiência do espaço, favorecendo o seu uso para os fins aos quais ele se destina.
Em se tratando de ambientes profissionais, por exemplo, ela impulsiona a produtividade. Já nas residências, ela cria ambientes propícios para o relaxamento. Portanto, percebe-se que ela é parte fundamental de qualquer projeto arquitetônico.
Como agregar valor com projeto de acústica
É notória a diferença entre projetos que apostam em soluções acústicas, como o uso de materiais para isolamento e absorção em paredes e forros, e a instalação de portas e janelas antirruídos, para aqueles que deixaram a desejar nesse quesito.
É preciso, entretanto, como reforçam Fischer e Bacchi em seu bate-papo, que todas essas soluções se apresentem em conjunto, porque isoladamente elas não conseguem o mesmo efeito.
Dito isso, é possível valorizar projetos utilizando a acústica como um diferencial que será sentido no uso do imóvel, no dia a dia, pelos seus ocupantes.
Assim, ainda que não sejam especialistas no assunto, é recomendável que arquitetos compreendam melhor sobre eles, para aplicá-los em seus projetos com mais eficiência.
Para aprender mais sobre acústica e como ela pode valorizar projetos arquitetônicos, bem como acessar a outros materiais sobre temas relacionados, continue lendo os artigos do nosso blog.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!