Como escolher janelas antirruído para seu projeto?
Janelas antirruído fazem parte de soluções acústicas que se pode adotar para obter ambientes mais agradáveis. Ou seja, elas complementam projetos acústicos, utilizando de materiais isolantes e selantes nas frestas, para evitar tanto a entrada, como o vazamento de sons.
Mas, para que elas sejam um bom complemento, é fundamental que o profissional responsável pelo projeto saiba como escolhê-las. A escolha errada pode prejudicar todos os outros esforços empreendidos para conseguir um bom isolamento acústico.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na decisão pelas janelas ideais.
Acompanhe este artigo para saber quais são elas!
Avalie a qualidade dos materiais
Janelas anti ruído de alto desempenho exigem a concepção com materiais de alto padrão de qualidade.
Quanto melhores os materiais, maior o isolamento térmico e acústico que eles oferecem.
Por isso, é muito importante que o arquiteto responsável avalie:
- O alumínio
- Os trilhos
- O projeto / desenho do caixilho
- As vedações
- O modelo das esquadrias
- A equipe que fará a instalação
Cada um desses detalhes compõe o resultado da colaboração das janelas na acústica do ambiente.
Analise as classificações de isolamento acústico
Para que as janelas anti ruído sejam eficazes, é preciso observar alguns pontos que a caracterizam como isolante acústico. Os principais deles são:
- Índice de Redução Sonora (Rw), que é a medida padrão para avaliar o isolamento acústico (obtido em laboratório). Quanto mais alto, mais a janela isola os ruídos.
- Classe de Isolamento Acústico, que indica qual a categoria da janela como isolante. A classe A oferece melhor isolamento, enquanto a B, C, D em diante oferecem níveis progressivamente menores.
- Certificações que asseguram o desempenho acústico das janelas e garantem que elas seguem normas reconhecidas, como a NBR 10.821, da ABNT.
Esses foram apenas alguns exemplos. Na dúvida, consulte profissionais especializados para acertar na escolha.
Verifique as possibilidades de personalização
Além de todas as características técnicas, o arquiteto deve se preocupar com as possibilidades de personalização das janelas anti ruídos. Afinal, as pessoas querem eficiência, mas também apreciam a estética.
Dessa forma, primeiro, é preciso decidir pela janela que melhor se adequa ao projeto, considerando seus dois tipos:
Embutir
Mais adequada para projetos arquitetônicos que buscam uma aparência mais discreta e limpa, integrada à parede. Ideal para quem está construindo ou em grandes reformas e podem alterar a fachada.
Sobrepor
A janela antirruído de sobrepor é ideal para pequenas reformas ou para locais onde não é permitida a realização de mudanças na estrutura. Isso porque sua instalação se dá sobre a abertura já existente, mantendo a estética original.
Além disso, para garantir uma estética poderosa ao projeto, é possível escolher as cores, texturas e acabamentos que combinem tanto com o exterior, como com o interior do espaço.
Na Atenua Som você encontra janelas anti ruído dos dois modelos, confeccionadas com material de alta qualidade, passíveis de personalização de cor, textura e design.
Assim, seus projetos podem contar com a eficiência em isolamento de sons, somada à estética que todos os clientes desejam. Conheça nossos produtos!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!