Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído
O ruído é um inimigo invisível, mas não deve ser ignorado. Em grandes metrópoles, eles fazem parte do dia a dia, mas poucas pessoas dão a devida importância e sabem do mal que fazem. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ruído é a segunda pior causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar.
De tão séria, já se tornou uma questão global. Sabendo disso, o Centro para a Audição e Comunicação (Center for Hearing and Communication), nos Estados Unidos, criou o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, ainda em 1996.
A Atenua Som já promove essa conscientização no Brasil desde 2009, chamando a atenção para a data e incentivando 1 minuto de silêncio durante a Vidrosom – Seminário de Soluções Acústicas em Vidro – evento organizado pela empresa. Este ano, a empresa participa do INAD Brasil 2017 ”Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição”, junto com a Associação ProAcústica, com objetivo de sensibilizar, conscientizar e educar sobre este grave problema de saúde pública.
Uma das programações deste ano será a Intervenção Urbana “Manifesto do Silêncio”, no Ibirapuera. Serão colocados fones de ouvidos em um dos monumentos mais expressivos e reconhecidos da cidade de São Paulo, o Monumento às Bandeiras, evidenciando uma contradição da área: um parque, frequentado por pessoas que buscam relaxar, ao lado de uma avenida extremamente barulhenta e movimentada no Ibirapuera. Nem as estátuas escapam do barulho.
Esse evento vai além de apenas conscientizar. Esse é apenas o primeiro passo. Veja, por exemplo, uma das vitórias das edições anteriores da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, que resultou na Lei 16.499 – Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016. Ela obriga a Prefeitura de São Paulo a desenvolver e implantar uma importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora.
Qualquer pessoa pode ajudar essa causa. Caso tenha interesse em participar do evento, confira a programação e as informações abaixo:
Programação
INAD – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído em São Paulo, Brasil 26/04/17 – 4ª feira
Tema INAD Brasil 2017 “Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição”
Local | UMAPAZ – SVMA & Monumento às Bandeiras
Endereço | Avenida Quarto Centenário, nº 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP
Horário | das 14h00 às 20h30 – Local | Auditório I Araucária
A | Programação tarde
Público Alvo | Estudantes, população em geral, organizações de bairros, convidados
14h00 | Abertura oficial
14h10 | “O silêncio e a paz”. Reflexão sobre o silêncio pelo convidado Monge Ryozan
14h25 – 14h26 | 60 segundos de silêncio
14h30 | Impactos da poluição sonora na saúde e vida dos indivíduos
Dra. Ana Claudia Fiorini, fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP, professora doutora da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e professora doutora da PUC-SP.
15h00 | Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: ações técnicas, de comunicação, saúde, educação e o envolvimento da população Marcos Holtz, arquiteto e urbanista, Mestre em acústica pela FAU USP, coordenador do Comitê Acústica Ambiental da Associação ProAcústica.
15h30 | Convite para a caminhada rumo ao manifesto
16h30 | Manifesto do Silêncio no Monumento às Bandeiras Participantes: Alunos de fonoaudiologia da PUC-SP, UNIFESP, USP, UMAPAZ e demais presentes
B | Programação noite
Público Alvo | Prefeitura, Secretarias Municipais, Universidades, Organizações setoriais, outros
18h45 | Welcome coffee na UMAPAZ
19h15 | Solenidade de composição da mesa com a abertura de Sra. Rose Maria Inosoja
Vice-Prefeito, Vereador, Secretários (SVMA, SMUL, SMT, SS, SC), Universidades e ProAcústica
19h30 | Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: breve histórico até a regulamentação da
Lei Mapa de Ruído da cidade de São Paulo objetivando o compromisso público e político de
combate a poluição sonora e a implementação do mapa de ruído (Arq. Marcos Holtz ProAcústica)
19:50 | Pronunciamentos
Bruno Covas – Vice-prefeito
Aurélio Nomura – Vereador
Gilberto Natalini – Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)
Heloisa M. Salles Penteado Proença – Secretária Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Edison Claro de Moraes – Presidente ProAcústica
20h30 | Encerramento
“Manifesto do Silêncio”
Sensibilizar – Conscientizar – Ensinar
A poluição sonora é parte da vida diária que atinge toda a população principalmente nas grandes metrópoles. Sensibilizar, conscientizar e educar sobre este grave problema de saúde pública é o ponto de partida para o combate e a implementação de medidas mitigatórias e compensatórias nas esferas pública e privada.
A ação do manifesto consiste em uma “intervenção urbana” em um dos monumentos mais expressivos e reconhecidos da cidade de São Paulo, localizado na região do Ibirapuera, onde convivem indivíduos em busca de refúgio, a prática do esporte e convivência no parque versus um tráfego intenso que gera ruído excessivo além de muitas manifestações.
As cabeças dos personagens humanos e cavalos da escultura receberão adereços de “Fones de Ouvido” na cor amarela, numa figura de linguagem e expressão cujo gesto representa um sinal de alerta e basta ao ruído excessivo em prol do silêncio!
Após programação na UMAPAZ, alunos das escolas de fonoaudiologia da UNIFESP, PUC, USP e UMAPAZ (100 alunos) seguirão em passeata pelas ruas IV Centenário, República do Líbano até a Praça Armando de Sales Oliveira, no Monumento às Bandeiras. Os alunos vestirão camisetas alusivas ao INAD Brasil e carregarão faixas com mensagens do tema de 2017: ”Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição”
Num abraço simbólico ao monumento objetiva-se deixar a mensagem a população e a cidade de São Paulo de conscientização sobre este grave problema de saúde pública e, pela união de esforços no combate a poluição sonora.
Quer saber mais? Acesse: http://www.inadbrasil.org/
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!