Sono profundo ajuda a regular o açúcar no corpo
Noites mal-dormidas podem aumentar o risco de desenvolver diabetes, é o que indica a pesquisa da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.
Problema cada vez mais frequente na sociedade moderna, ter dificuldade em obter uma boa qualidade de sono pode perturbar o metabolismo da gordura e reduzir a capacidade de insulina para regular o açúcar no sangue.
Fases do Sono
O sono é dividido em fases, de acordo com as ondas cerebrais e relaxamento muscular. Na fase mais profunda, as ondas cerebrais são lentas e o relaxamento muscular é mais intenso. Nesse momento, o relaxamento muscular e diminuições do ritmo cardíaco e respiratório permitem a recuperação das energias.
Para chegar à fase de relaxamento, o corpo precisa passar por três etapas que vão preparando o organismo para a recuperação. Interrupções que podem tornar o sono superficial não permitem que se chegue ao estágio mais profundo.
A pesquisa
Para testar o impacto da qualidade do sono no controle do nível de glicose no sangue, nove homens e mulheres saudáveis foram monitorados por duas noites consecutivas para verificar seu padrão de sono normal.
Nas três noites seguintes, a equipe de pesquisadores os acordava com um ruído alto quando eles estavam para entrar em sono profundo. A quantidade total de sono que eles tinham a cada noite, porém, se mantinha a mesma.
Após injetarem glicose nos voluntários e medirem seus níveis de açúcar no sangue e a reação da insulina, os pesquisadores descobriram que oito deles haviam se tornado menos sensíveis à insulina.
Os especialistas concluíram que estratégias para melhorar a qualidade e a quantidade de sono deveriam ser consideradas como potenciais intervenções para prevenir ou retardar o desenvolvimento da diabetes do tipo 2 em grupos de risco.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!