Efeitos da poluição sonora de navios sobre a vida marinha
Devido à evolução da indústria marítima em termos de tecnologia e com aumento de translado no sistema portuário de vários países, os efeitos ambientais estão chegando à tona.
A vida marinha é extremamente sensível à poluição sonora; devido à sua dependência de sons subaquáticos para as funções básicas da vida – como busca de alimento, comunicação entre as espécies e um forte mecanismo de defesa – a poluição sonora submarina perturba a vida marinha de formas mais graves.
Quando falamos em poluição sonora nos oceanos, incluem desde o barulho de navios que emitem uma frequência sonar amplamente utilizado na detecção de submarinos, barulho do tráfego de jet ski em áreas costeiras e até toda a parte comercial da exploração de petróleo e gás.
Estudos declaram que esses ruídos podem não ter nenhum impacto sobre o homem, mas são prejudiciais para a população de cetáceos (baleias e golfinhos). A morte de animais pode ocorrer em poucas horas após a exposição ao extremo ruído subaquático.
A imagem que ilustra esta matéria aconteceu após um exercício tático sonar do exército americano, os efeitos foram relatados em regiões como a Grécia, Hawai, Espanha e em áreas costeiras americanas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!