O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day – INAD, foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida. O INAD tem como plataforma a educação, assim sendo um catalisador para mudança. Os participantes comemoram planejando atividades em suas comunidades locais que abordem seus problemas de ruído mais urgentes.

A Atenua Som apoia a iniciativa desde 2010 quando organizou o primeiro Vidrosom, no dia da Conscientização Sobre o Ruído daquele ano e fez um minuto de silêncio durante o evento como é tradição de todo INAD. A ProAcústica, associação da qual a Atenua Som participa ativamente, vem também apoiando a iniciativa desde sua fundação e a cada ano inova para trazer consciência à população sobre o tema. Esse ano lança a ação Acústica Solidária entre as atividades do INAD, em parceria com a Rede Gerando Falcões da campanha Corona no Paredão.

Com a força que sempre marcou a trajetória das mobilizações e intervenções urbanas para o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD), a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) se volta em 2021 para a ação Acústica Solidária. Uma questão de prioridade em um país vitimado por milhares de mortes causadas pela Covid-19 e por milhões de famílias vivendo em favelas, sem renda e emprego e com a fome batendo à porta. A campanha tem o nome de #CoronanoParedão, o intuito é a arrecadação de cestas básicas digitais. SAIBA COMO AJUDAR:

http://www.proacustica.org.br/noticias/releases/proacustica-lanca-acao-acustica-solidaria-entre-as-atividades-do-inad-dia-internacional-da-conscientizacao-sobre-o-ruido-mais-um-anjo-na-rede-gerando-falcoes-da-campanha-corona-no-p/