Informe-se sobre o novo manual da Proacústica e Cetesb sobre a norma ABNT NBR 10151
Uma versão revisada do manual da Proacústica e Cetesb, sobre a norma ABNT NBR 10151, foi lançada em agosto de 2023. O manual contém informações sobre acústica para consulta de profissionais como técnicos, engenheiros e peritos, além daqueles que atuam controlando a poluição sonora e fiscalizando ruídos.
É importante consultá-lo para saber como realizar serviço técnico de aferição de níveis de ruído ambiental da forma correta. A seguir, explicaremos sobre o que se trata a ABNT NBR 10151:2019 e o que é possível encontrar no manual.
Continue sua leitura para acessar essas informações!
Do que trata a norma ABNT NBR 10151:2019?
A ABNT NBR 10151:2019 fala da “Acústica—Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas—Aplicação de uso geral.”
Ela aborda a medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas, além de aspectos relacionados ao controle de ruídos. Além disso, é possível encontrar nela informações sobre acústica, as propriedades do som e a escala decibel.
Também estão descritos os instrumentos necessários para medir níveis de pressão sonora, a exemplo dos sonômetros, calibradores de nível sonoro e microfones. Ainda, ela dita períodos do dia para realização de medições, impondo limites de horários conforme variação legal em diferentes locais.
Por fim, a norma define requisitos para a elaboração de relatórios de medição e avaliação, expondo detalhes relevantes que eles devem conter.
O que é possível encontrar no manual?
Os ruídos impactam diretamente no bem-estar das pessoas, portanto estabelecer regras para eles é uma questão de saúde pública. Dessa forma, o manual da Proacústica e Cetesb visa a conscientização da população em geral sobre a importância da qualidade acústica.
O trabalho para a construção do manual durou mais de 3 anos, desde a publicação da versão atualizada da norma, em 2019. Ele contém recomendações para a aplicação prática da ABNT NBR 10151 em processos de gestão, de modo a auxiliar no combate à poluição sonora.
É interessante utilizá-lo, já que normas são documentos genéricos, sem orientações para sua aplicação em situações específicas. E o manual visa preencher essas lacunas.
O manual se divide em 11 capítulos, quais sejam:
- Apresentação;
- Introdução;
- Instrumentos de medição, que aborda normas técnicas, calibração, verificação e ajuste;
- Procedimentos de medição;
- Conceitos gerais de medição e avaliação, que fala sobre os sons, métodos de medição, como preparar o equipamento para a medição e os critérios para fazê-la;
- Medição e avaliação em ambiente externo, que trata dos tipos de medição e métodos de avaliação;
- Medição e avaliação em ambiente interno, que versa sobre os aspectos gerais da medição e avaliação, além dos tipos de transmissão sonora;
- Monitoramento de longa duração;
- Relatório de medição e avaliação; que discorre sobre o objetivo da medição, informa sobre a instrumentação e suas calibrações, fala sobre data, hora e local das medições, dentre outras informações;
- Anexos;
- Referências Bibliográficas.
Como adquirir o manual?
Adquirir o manual sobre a ABNT NBR 10151 é simples! Basta acessar o site da Proacústica e selecionar “Versão Eletrônica”, disponível após cadastro no site, ou a “Versão Impressa”, disponível para compra online.0
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!