O poder dos líderes

o poder da liderança

 

Será que entendemos o poder de influência que exercemos nas pessoas com quem convivemos? A forma com que lidamos com as situações do dia a dia e a maneira com que tomamos as decisões servem de inspiração para quem está ao nosso redor. E quando você é líder de um grupo de pessoas na empresa em que trabalha, essa influência é potencializada: são muitas pessoas aprendendo com você! A sua forma de lidar com os problemas, com os imprevistos e circunstâncias. Isso nos traz uma grande oportunidade de transmitir valores, de mostrar uma forma de lidar com o mundo que talvez o outro não tenha nunca pensado. É a partir daí que ele pode se tornar um melhor pai ou mãe, um melhor marido ou esposa, um melhor filho, uma pessoa melhor. Despertar o potencial que às vezes nem ele sabe que tem. Que dádiva! E que responsabilidade!! Afinal a liderança funciona pelo exemplo, sempre. Assim como o filho que imita o pai em suas ações e não em suas palavras. Não adianta falar pro filho que ele deve ter um estilo de vida saudável e não fazer o mesmo, o filho vai copiar o que o pai faz e não o que o pai fala para fazer.

Com essa perspectiva é possível aprofundar os objetivos da empresa/do seu trabalho. A busca do tal do propósito que se têm falado por aí. Falar em propósito pode parecer romanceado demais, mas existem evidências de que empresas com propósito geram mais resultados que outras. Tornam os colaboradores mais engajados, promovem relações saudáveis com seus fornecedores, entregam mais valor aos seus clientes e assim trazem um retorno muito maior! É um ciclo virtuoso. Quanto maior o seu propósito, maior seu lucro e quanto maior seu lucro, mais você consegue fazer. Aliás, existe uma reflexão importante nisso: a de que não é necessário escolher entre abundância e felicidade. Você não precisa atribuir sua felicidade aos bens materiais, mas você pode tê-los. O dinheiro faz você chegar mais longe, atingir mais pessoas. A felicidade real vem de um lugar mais profundo que dinheiro por si só, do real significado do que você faz. Mas o dinheiro não é errado, ele é importante! Ele faz você chegar mais longe. O lucro para uma empresa é como se fosse o ar que a gente respira. Sem ar nós não sobrevivemos! Porém respirar não é nosso objetivo de vida. Eu não acordo e digo “hoje eu vou respirar!”. Não, eu acordo, respiro e tenho meus objetivos. Assim como respirar me ajuda a viver e cumprir meus objetivos, uma empresa precisa de lucro para viver e conseguir realizar sua missão. Sempre pensei que ter uma empresa só para lucrar é raso demais! Lógico que sustentar nossas famílias é um propósito muito válido e legítimo. Mas o que mundo perde se sua empresa deixar de existir? O negócio em si apenas? Por que não gerar um impacto positivo na sociedade? Contribuir para um mundo melhor? O propósito é a bússola. Com propósito os líderes conseguem se orientar ao seu destino. Líderes de propósito não administram, eles cativam as pessoas. Não executam tarefas simplesmente. Os colaboradores buscam alguém que os escute, alguém em quem possam confiar, alguém que os encoraje a tomar as medidas necessárias.

E você pode estar se perguntando: como então encontrar meu propósito? Joey Reiman, em seu livro “Propósito”, sugere que você comece fazendo duas perguntas: O que eu faço bem? O que o mundo precisa? É juntando os nossos talentos com as necessidades do mundo que encontramos nosso propósito. Você tem o poder de transformar a sociedade por meio do seu trabalho. O meu objetivo com esse artigo é despertar em você a noção do poder que você e sua empresa possuem de impactar a sociedade de uma maneira positiva e significativa. As empresas são feitas de pessoas que realizam negócios com pessoas. Propósito é o que inspira pessoas a fazerem grandes coisas por longos períodos de tempo. O propósito dos negócios é atribuir maior valor à vida das pessoas e o lucro vem como consequência. Meu convite é que a partir de hoje você preste atenção em cada atitude e passo que dá no seu dia a dia e perceba que seu time está aprendendo com você o tempo todo. Pense na sua responsabilidade como líder, fique atento às suas ações e ouse empenhar-se em fazer do mundo um lugar melhor.

Nicole Fischer

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *