Painel Ventilado da Atenua Som
Em suas participações em congressos internacionais de acústica, a Atenua Som pode verificar que nos últimos anos estudiosos do mundo todo estão buscando uma solução para garantir ventilação e isolamento acústico no mesmo produto. Pesquisas a esse respeito são assunto em diversos países.
De olho nesta tendência e preocupada em oferecer soluções que promovam maior qualidade de vida e bem estar aos seus clientes, a Atenua Som tem trabalhado há alguns anos em uma janela antirruído que garante conforto acústico e ventilação natural.
Aberturas de ventilação costumam deixar passar ruídos externos –mas hoje existe tecnologia para reter o som indesejado e manter a ventilação do ambiente.
“Em tese, utilizando-se de materiais apropriados, e respeitadas as proporções geométricas matematicamente definidas, poder-se-ia elaborar uma superfície com furações superficiais previamente distribuídas. Tal superfície, sob a incidência de uma massa de ar contendo energia sonora, teria a propriedade de permitir a passagem do ar através dos orifícios mas isolar uma maior parte da energia sonora”. – declara Aparecido Bonifácio, professor da Universidade do Som.
– Painel Ventilado da Atenua Som
Mas como poderia uma superfície ser capaz de reter o som de outros ambientes e liberar a passagem de ar para sua propagação?
A Atenua Som e seus engenheiros toparam o desafio de criar um produto seguindo padrões estéticos e a modelagem matemática referencial para montar um “PAINEL VENTILADO”.
A tecnologia atual da Atenua Som consegue atender esta necessidade em praticamente 10% de sua superfície, que é composta por furos regularmente distribuídos.
A solução apresentada é composta pela superposição de três camadas, cada uma delas recebe furos devidamente alinhados para permitir a passagem do ar e possuem dimensões geométricas específicas para atuar da melhor forma possível nas questões do espectro sonoro audível – ou seja: sons de baixas frequências, altas frequências e intermediários.
A Atenua Som está avaliando a viabilidade comercial ao reduzir custos de materiais e execução.
Existe uma demanda identificada para este produto, inclusive na composição de “caixas” envolventes de máquinas industriais que precisam seguir a legislação e manter a frequência adequada de ruídos gerados – ao mesmo tempo que permite o equipamento ventilado.
Um exemplo conhecido por todos seria o isolamento do ruído gerado por compressores de clínicas odontológicas.
– Ficou curioso?
Agende uma visita ao laboratório da Atenua Som para conhecer esse e outros estudos acerca de janelas acústicas.
Envie um e-mail para laboratorio@atenuasom.
Conheça também nossa Universidade no site: www.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!