Pautas técnicas sobre portas e janelas termoacústicas, com Nicole Fischer
Para falar sobre questões técnicas relacionadas às portas e janelas termoacústicas, como é garantida sua eficiência e o que a afeta, fizemos uma entrevista exclusiva com a Diretora da Atenua Som, pioneira na fabricação de esquadrias antirruído, Nicole Fischer!
Confira os detalhes dos temas que abordamos, abaixo!
Qual é a tecnologia usada nas janelas termoacústicas para garantir a eficiência acústica e térmica?
Segundo Nicole, a eficiência acústica utiliza-se de 3 leis da acústica. São elas:
- Lei da Massa
- Lei da Fresta
- Lei da Frequência
Já a promoção da eficiência térmica é pautada nos seguintes recursos:
- Ante câmaras
- Vedação
- Vidros de controle solar
Abaixo, trouxemos as explicações da empresária sobre cada uma dessas leis e recursos, em detalhes.
Lei da Massa
Quanto mais pesado o material, mais difícil é ele vibrar e transmitir o som. Portanto, perfis mais espessos contribuem para um melhor resultado acústico.
Lei da Fresta
Uma esquadria precisa ser muito bem vedada para não deixar escapar ruídos por frestas. Por exemplo, as frestas no produto em si, como no trilho ou no encontro das folhas; ou as frestas causadas por má instalação do produto, entre a parede e a esquadria.
Frestinhas quase invisíveis podem causar grande comprometimento de janelas ou portas: um espaço de apenas 1mm pode reduzir em até 10dB a capacidade acústica do produto.
Lei da Frequência
Existem frequências baixas, médias e altas e cada uma se comporta de uma forma.
As baixas (sons graves) possuem maior comprimento de onda e as altas (sons agudos) possuem comprimento de onda menor.
Por isso, é importante conhecer o ruído a ser isolado, para especificar o produto correto, que será eficaz no isolamento.
Ante câmaras
Tanto os perfis, quanto os vidros insulados possuem câmaras de ar internas, gerando uma barreira que dificulta a transmissão de calor de um ambiente ao outro.
Vedação
As portas e janelas são extremamente bem vedadas, impedindo a passagem de ar e vento por frestas. Em dias frios, isso é um grande diferencial.
Vidros de controle solar
Quando há grande incidência solar, os vidros de controle solar refletem significativamente o calor do sol, de forma que a temperatura interna fica mais amena. Esse é um grande diferencial nos dias quentes.
Como as janelas e portas termoacústicas são testadas para garantir a qualidade e eficiência acústica?
Nicole relata que a Atenua Som possui um laboratório de ensaios acústicos em sua fábrica. Portanto, a empresa consegue desenvolver novas linhas de forma mais rápida e confiável.
Alguns equipamentos especiais, como sonômetros e a Sound Cam (câmera que fotografa o som) permitem encontrar não somente o resultado acústico final, como por onde o ruído está passando.
Dessa forma, eles garantem maior assertividade na correção e desenvolvimento dos produtos, como janelas e portas termoacústicas.
A utilização desses equipamentos também se dá in loco, quando necessário, uma vez que o desempenho da esquadria no ambiente depende de outros fatores. Por exemplo, dos demais elementos da fachada.
A Sound Cam possibilita enxergar os pontos vulneráveis onde se deve atuar para alcançar a eficiência acústica desejada.
Qual é a diferença entre as portas internas acústicas em madeira e as portas comuns, em termos de isolamento acústico?
As portas internas, comuns, de madeira, costumam ser feitas de uma folha de madeira simples (leve) e possuem frestas ao seu redor.
As portas internas acústicas de madeira da Atenua Som possuem materiais acústicos no interior da folha, tornando–a mais pesada e densa.
Além disso, elas possuem dupla vedação perimetral, ou seja, duas camadas de borracha para vedar frestas ao redor da porta.
Ainda, elas contam com trava retrátil e, em alguns casos, soleira, para vedar a parte inferior entre o piso e a folha da porta – local por onde costuma vazar boa parte do ruído.
Como são projetados e fabricados os vidros acústicos, para garantir a redução de ruído?
Faz-se a especificação dos vidros acústicos respeitando a lei da frequência, de forma a observar o tipo de ruído a ser isolado e a interação com a linha que será utilizada.
Sobre essa questão, Nicole aponta que vê muitos erros no mercado em que se é oferecido um vidro extremamente pesado (vidros multilaminados, vidros “aeroporto” e vidros multi câmaras) quando a esquadria em si não possui estrutura para receber esse peso todo.
Erros como esses causam problemas na vida útil da esquadria, pois com o tempo as folhas cedem e frestas se abrem, comprometendo o resultado acústico do produto.
Nas palavras de Nicole, os vidros acústicos são a parte mais “visível” e “fácil de fazer” da janela acústica. Por esse motivo, muitas empresas dão destaque a eles.
Entretanto, é preciso cuidado com esse atrativo: é possível oferecer vidros bem impactantes visualmente, mas que, em termos de desempenho, pioram o resultado da esquadria.
A Atenua Som possui, em sua fábrica, máquinas específicas para corte, lapidação, limpeza, insulamento e selagem dos vidros, quando insulados.
A área de vidro é isolada da área de corte, usinagem e montagem das janelas. Dessa forma, garante-se um ambiente limpo e livre de impurezas.
A empresária ressalta a importância desse isolamento, porque vidros insulados são hermeticamente fechados e precisam do ambiente mais limpo possível para sua fabricação.
A máquina de insulamento utilizada pela Atenua Som é da empresa austríaca Peter Lisec, referência no mercado. Os insumos utilizados são importados e garantem a durabilidade e vida útil extensa dos vidros, sejam estes insulados ou laminados.
Quais são os principais fatores que afetam a eficiência acústica das esquadrias e como a empresa lida com esses fatores?
Nicole lista 5 fatores básicos que afetam a eficiência acústica das esquadrias. São eles:
- Especificação
- Projeto
- Fabricação
- Instalação
- Local de instalação
Confira como a empresária detalhou cada um deles:
Especificação
Assim como não podemos esperar que um remédio para dor de cabeça cure a dor de barriga, não podemos esperar que uma esquadria especificada para ruídos de trânsito, funcione para um estúdio de música.
Portas e janelas termoacústicas para quartos, possuem uma expectativa diferente de portas e janelas para sala. Ou seja, existe uma especificação para cada tipo de ruído e uso do ambiente.
Projeto
Fazer adaptações em linhas convencionais pode resolver em alguns casos. Entretanto, muitas vezes, elas resolvem apenas parte do problema.
Nicole relata que fica chateada quando escuta que “janela antirruído não é tudo isso”.
Isso porque há muitas empresas que entregam produtos adaptados, perfis comuns com vidros superestimados, que vão gerar problemas com o tempo e que não cumprem o mínimo esperado de uma esquadria acústica.
Portanto, uma esquadria acústica eficiente começa por um bom projeto e criar um perfil acústico adequado exige conhecimento e know-how.
Fabricação
Existem alguns cuidados importantes na montagem do produto, como a Diretora da Atenua Som ressalta nesse tópico.
De nada adianta uma fabricação perfeita no dia do ensaio (teste) acústico, se no dia a dia o procedimento é diferente.
Por isso, é preciso afiar a serra de tempos em tempos, trocar brocas e revisar máquinas. Além disso, a equipe precisa de treinamento constante.
Cada detalhe é importante para o resultado final. Ainda que pareçam simples, cortar uma borracha menor ou esquecer de passar silicone, por exemplo, podem causar sérias disfunções no produto final.
Instalação
Segundo Nicole, a instalação é a hora do show. É possível encantar ou desapontar o cliente nesse momento.
As melhores matérias-primas, a melhor especificação, as melhores máquinas e uma fabricação impecável… Tudo isso pode ser comprometido por uma instalação mal feita, de forma que as folhas não fecham totalmente e o ruído vaza aquele “espacinho” de 1mm, que já vimos quanto estrago causa no projeto.
Portanto, a instalação de janelas e portas é tão importante quanto cada etapa do processo.
Certificar que o vão esteja regular, a janela no nível, regulagem das roldanas, vedação impecável, dentre outros cuidados, não são apenas preocupações estéticas. São pormenores que impactam diretamente no resultado do produto.
Local de instalação
A instalação de portas e janelas termoacústicas acontece em um ambiente que possui todo um contexto, como afirma Nicole.
Os elementos que compõem a interface com o outro ambiente (como a espessura da parede e outras aberturas), a volumetria do espaço, o revestimento das paredes, teto, piso e até o mobiliário, irão influenciar no resultado da esquadria.
Por isso, a venda de uma esquadria acústica é uma venda consultiva, que precisa da avaliação de consultores técnicos, como os da Atenua Som.
Os profissionais são aptos a indicar o melhor produto para cada caso e podem apontar se há necessidade de outras intervenções para obter-se o resultado esperado.
Entre em contato conosco para falar com um de nossos consultores!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!