Poluição Sonora: Como você pode estar em risco

somsaude700
A poluição sonora é definida como um barulho que perturba, distrai ou que pode ser considerada como intrusa no ambiente. Uma das principais reclamações das grandes cidades, estas perturbações também são encontradas em outras regiões e podem ter um impacto negativo na saúde e produtividade.

Confira as principais reclamações:

Aviões – Moradores de regiões próximas aos aeroportos sofrem um impacto negativo significativo no bem-estar, incluindo doenças cardíacas, pressão alta e estresse crônico.

Carros – Uma das queixas de quem reside nas grandes cidades ou em ruas movimentadas é o som do tráfego.
Curiosamente, mesmo os baixos níveis de ruído de trânsito podem ser prejudiciais para as pessoas.

Ruído no Trabalho – Neste segmento, quando pensamos em poluição sonora no local de trabalho a maioria pode imaginar linhas de montagem ou canteiros de obras, mas os escritórios não estão imunes.

Aqueles que trabalham em ambientes de escritório barulhentos também enfrentam dificuldades na concentração, diminuição da produtividade e aumento dos níveis de estresse.

Atividades residenciais – Mesmo em casa algumas fontes de ruído foram detectadas como causadoras de estresse e que podem atrapalhar a concentração, é o caso de aparelhos que funcionam constantemente, como o rádio ou TV.

Sem falar nos eletrodomésticos barulhentos como os aspiradores de pó, liquidificadores, que não funcionam constantemente, mas, quando ligados, incomodam bastante.

Estudos comprovam que crianças expostas a ambientes extremamente barulhentos podem apresentar dificuldades no desenvolvimento da fala.
Para falar é preciso ouvir e quando a audição está prejudicada por uma série de ruídos, a comunicação é afetada.
O barulho também compromete a concentração da criança – quando há barulho intenso, a capacidade da criança de ater-se à informação fica reduzida, comprometendo o aprendizado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *