Projeto Acústico: entrevista com especialista

Projeto Acústico entrevista com especialista2

Para falar sobre Projeto Acústico convidamos a Arquiteta Thais Bacchi, especialista que conta com 18 anos de carreira e 8 anos apenas na área de acústica. A profissional nos deu a honra de responder a algumas perguntas importantes para a compreensão deste tema! Confira nossa entrevista com ela, abaixo!

Como é possível personalizar um projeto acústico para atender às necessidades específicas de cada espaço?

Segundo Thais, o primeiro passo para um projeto acústico é estabelecer os seus objetivos. A partir deles, é possível identificar as necessidades do espaço. A Arquiteta exemplificou isso utilizando dois espaços como exemplo:

 

  • O primeiro, uma casa noturna, que tem como objetivo um bom isolamento e condicionamento.
  • O segundo, uma igreja ou estúdio de gravação, que tem como objetivo um tempo de reverberação mais baixo.

Dessa forma, é possível avaliar o que o local precisa, quais são suas restrições e definir a solução para cada projeto em particular.

Como o projeto acústico pode melhorar a experiência geral do usuário em um espaço?

Para responder a essa pergunta, Thais explica que todos nós passamos grande parte do tempo em espaços construídos, como nossa casa ou trabalho.

Em casa, buscamos um ambiente mais descontraído, no qual algum tipo de barulho é bem-vindo, enquanto no trabalho, o ambiente é mais sóbrio e exige que os profissionais consigam se concentrar.

Há, ainda, os locais que, dentro de cada um desses ambientes, exigem mais silêncio e privacidade, por exemplo, nos quartos (para dormir) e em consultórios médicos (durante as consultas).

Portanto, em qualquer local, o conforto acústico é fundamental para proporcionar a funcionalidade adequada para cada espaço.

Quais materiais são usados em um projeto acústico e como eles afetam a acústica do espaço?

Thais Bacchi inicia sua resposta afirmando que o conforto acústico tem dois pilares, que são o isolamento e o condicionamento. Veja só:

Isolamento

Os materiais utilizados para alcançar esse objetivo compõem-se de soluções e sistemas construtivos, integrando portas, janelas e esquadrias antirruído, colaborando com o desempenho acústico.

Condicionamento

Para tratar do condicionamento, trabalhamos com revestimentos, espumas, painéis, e demais acabamentos que interferem no design do ponto de vista estético.

Portanto, de acordo com os objetivos do projeto acústico, trabalha-se com materiais diferentes.

Qual é o tempo de duração médio de um projeto acústico e o que pode afetar o prazo de entrega?

De acordo com sua vasta experiência na área, Thais calcula que o projeto acústico seja feito por Arquiteto especialista, em média, em até 15 dias.

Durante este tempo, o profissional identifica os objetivos do local, faz um diagnóstico, identifica possíveis problemas, pontos de atenção e restrições, especialmente em ambientes já construídos.

Além disso, ele define materiais, sistemas e esquadrias para, só então, dar início a execução do projeto. Já esta fase (execução), segundo a Arquiteta, possui o tempo médio para a finalização de cerca de 10 a 15 dias. Portanto, todo o processo dura aproximadamente 30 dias.

Entretanto, Thais faz ressalvas que levam ao prolongamento do prazo, como os atrasos de aprovação do projeto pelo cliente e as etapas da execução da obra caso seja necessário aferir medições.

Projeto Acústico: entrevista com especialista

Projeto Acústico: entrevista com especialista

O projeto acústico requer manutenção regular e/ou ajustes após sua conclusão?

Thais explicou que o projeto acústico é um projeto complementar ao projeto arquitetônico, que se integra a ele e não pode ser desassociado.

Dessa forma, a manutenção que ele requer em relação aos materiais de acabamento é como qualquer outra. Por exemplo, portas comuns ou portas antirruídos, janelas comuns ou antirruídos, exigem os mesmos cuidados, pelo mesmo período.

Qual é o processo de desenvolvimento do projeto acústico, desde a fase de planejamento até a sua implementação e finalização?

O processo de desenvolvimento inicia na primeira etapa do projeto arquitetônico, segundo Thais. Considerando edifícios novos, desde a fase da escolha do terreno e da implantação do edifício, a qual deve considerar o entorno e ruídos que possam afetar seu desempenho (por exemplo, barulhos no trânsito).

Entretanto, ao longo de cada etapa do projeto, entram em cena definições que afetam o conforto acústico. Por exemplo, na escolha do sistema construtivo e da especificação e uso de sistema de desacoplamento. São eles que reduzirão a propagação de ruído de impacto e de vibrações, garantindo a eficiência no bloqueio de ruídos.

É fundamental, de acordo com a Arquiteta, que a execução de tudo que foi planejado durante a fase de desenvolvimento aconteça da melhor forma possível, conforme as orientações dos fabricantes. É preciso se atentar a isso para não haver perda de desempenho, garantir a integridade dos materiais e sistemas construtivos e manter sua alta qualidade com a finalização da obra.

Vai trabalhar em um projeto acústico? Conte com as soluções inovadoras em portas e janelas antirruído, da Atenua

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *