Qual a importância do silêncio nos estabelecimentos de saúde?
Muitas vezes, é possível se deparar com uma placa pedindo por silêncio nos estabelecimentos de saúde, especialmente clínicas onde são realizados procedimentos cirúrgicos e hospitalares.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o barulho nesses locais não deve ultrapassar os 40 decibéis, o que é um nível sonoro bem baixo. Isso significa que quem está dentro deles precisa cuidar dos ruídos que fazem, e que as instituições devem adotar medidas para evitar que ruídos externos sejam um problema.
Mas por que garantir o silêncio em estabelecimentos de saúde é tão importante? Continue sua leitura para saber!
Oferece paz
Nas clínicas e hospitais há pacientes, pessoas doentes, em recuperação ou que realizaram cirurgias, eletivas ou não. Seja qual for o caso, elas precisam de sossego, para descansar enquanto estão se recuperando.
Os ruídos prejudicam até mesmo pessoas saudáveis, provocando sintomas físicos e mentais, quando são recorrentes ou altos demais. Eles podem causar dores de cabeça, alterações gástricas, estresse e insônia, dentre outros sintomas.
Já o silêncio faz o oposto: ele oferece a tranquilidade que os pacientes precisam para descansar e para que seu organismo consiga se recuperar.
Contribui para noites de sono mais tranquilas
Dormir é fundamental para a recuperação de pacientes, e o silêncio nos estabelecimentos de saúde estimula boas noites de sono. Quando acontece o contrário e há muito ruído no ambiente, os batimentos cardíacos podem acelerar, as pessoas podem se sentir cansadas, mas não conseguem dormir.
Portanto, o barulho afeta diretamente na recuperação dos pacientes. E, ainda que eles sejam mais brandos durante a noite, eles existem e o ideal é bloqueá-los, tanto quanto for possível.
Estimula a recuperação dos pacientes
Como você viu, o barulho gera tensão, desconforto e estresse. Por isso, ele atrapalha os pacientes a se recuperarem, interferindo no seu organismo de forma negativa.
Por sua vez, o silêncio estimula o descanso, espanta a fadiga e reduz a irritabilidade. Além disso, ele cria um ambiente calmo e relaxante, o que pode ajudar na redução da dor, de inflamações e no equilíbrio da pressão arterial.
Portanto, ambientes silenciosos são mais favoráveis à recuperação e à manutenção da saúde.
Ajuda na concentração dos profissionais
O silêncio nos estabelecimentos de saúde é fundamental para que toda a equipe assistencial do local consiga trabalhar. Isso porque ele ajuda na criação de ambientes favoráveis à concentração, de modo que os profissionais consigam focar em suas atividades.
Assim, em ambientes silenciosos o risco de erros é menor em diagnósticos, interpretação de exames, procedimentos cirúrgicos e em outras situações.
Como estimular o silêncio em estabelecimentos de saúde?
Além das tradicionais placas de silêncio, os estabelecimentos de saúde podem realizar campanhas de conscientização. Assim, é possível difundir entre as pessoas a importância de um ambiente silencioso e ensiná-las a ter atitudes que contribuam para isso.
Os visitantes podem, por exemplo, utilizar sapatos macios, que não façam tanto barulho ao tocar o chão. Já os profissionais podem reduzir a intensidade de sua fala e redobrar os cuidados, ao manipular certos equipamentos.
Ademais, é possível ampliar o silêncio nos estabelecimentos de saúde implementando soluções acústicas, como as janelas e portas antirruído. Projetadas para fazer isolamento acústico, elas bloqueiam ruídos externos, impedindo que eles afetem os pacientes.
Conheça os produtos da Atenua Som e veja como eles podem auxiliar em projetos acústicos para estabelecimentos de saúde!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!