São Paulo e o barulho
A cidade mais populosa do Brasil é também, por motivos óbvios, a mais barulhenta. Em uma matéria interessante para o site do jornal Estado de São Paulo, o colunista Mauro Calliari avaliou todos os ruídos comuns da cidade por meio de um decibelímetro.
Levando em conta que ruídos a partir de 65 decibels já são suficientes para causar incômodos aos nossos ouvidos, o mais chocante é saber que em nossa cidade, praticamente todos os barulhos dos quais estamos acostumados, como motocicletas com escapamentos abertos, ônibus acelerando e buzinas, por exemplo, já estão em níveis muito mais elevados do que nossos ouvidos é capaz de aguentar.
É importante frisar o quanto essa exposição aos ruídos é capaz de causar em nossa audição a longo prazo. Os barulhos dos quais estamos acostumados nas ruas, restaurantes e bares estão sempre em níveis acima do recomendado.
Como estar em contato com esses ruídos é algo inevitável, o recomendado é usar protetores auriculares e, quando estiver dentro de um veículo, por exemplo, manter os vidros fechados. Poupar nossa audição na cidade como São Paulo pode parecer uma tarefa difícil, mas é uma questão de iniciativa. Nossa saúde agradece!
Fonte: https://goo.gl/fOm6nA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!